Tempos de críticas e perseguições

Davilson Silva-
Chico Xavier sendo questionado durante o
programa Pinga-Fogo, da TV Tupi de São Paulo.
Toda vez que foi ao ar, o programa bateu 
recordes de audiência.
Quando dos tempos em que Chico Xavier mais se notabilizou, a perseguição tornou-se bem mais intensa. Os inimigos do Espiritismo não se conformavam com o bom êxito da propaganda espírita, por isso não continham esforços para atacar o médium, na esperança de desacreditar-lhe as ideias tão bem propaladas. Eram tempos de famoso programa da TV Tupi de São Paulo, o Pinga-Fogo
<br />
Assistido por mais de 20 milhões de telespectadores, segundo pesquisa do Ibope, nos anos 70, isso fazia os adversários febricitarem de tanto ódio por causa da estupenda repercussão do programa abrilhantado por Chico. Críticas acerbas vinham de todos os lados, reportagens mentirosas, assinadas por jornalistas inescrupulosos, eram covardemente publicadas em jornais e revistas de grande prestígio, tendo como intento desacreditar o médium e a Doutrina Espírita.
<BR/> 
Foto tirada durante uma das visitas anuais
que Chico fazia à Colônia Santa Marta, em
Goiânia (GO), onde ele sempre levava a
sua confortadora palavra, o seu carinho e
afeto aos portadores da hanseníase.


Enquanto inimigos do Espiritismo não poupavam Chico, a divulgar a suspeita, o descrédito, tentando denegrir a sua honra, a sua lídima e admirável mediunidade, a grande maioria do povo brasileiro não lhe poupava carinhosos elogios e estima. Independente de credo religioso, de preferência política, de condição social, ele era visto, e ainda é!, como uma pessoa digna, caridosa, haja vista os títulos honoríficos ofertados e todas as homenagens a ele prestadas. 

Apóstolo do Bem

Nesse tempo, o confrade Luciano Napoleão da Costa e Silva, biógrafo e seu grande amigo, por conta própria, resolveu fazer uma pesquisa: “um pequeno Ibope”, conforme disse. Entre as diferentes classes de pessoas pesquisadas, a maioria católica, judaica e protestante, todas foram unânimes em elogiar Chico, considerando-o verdadeiro apóstolo do bem e do amor ao próximo. Nessa enquete, foram também entrevistados alguns sacerdotes católicos romanos do ciclo de amizade de Costa e Silva, e todos, sem exceção, segundo o autor de Nosso Amigo Chico Xavier, confessaram experimentar profundo sentimento de respeito pelo médium.
<BR/>
O abraço carinhoso e  fraterno de Chico 
era o que mais esperavam, todos os anos,
os internos da Santa Maria.
Um dos amigos sacerdotes do escritor até proferiu num desabafo sincero e espontâneo estas palavras que constam do citado livro:

“Se pelos menos 5% de meus colegas de sacerdócio seguissem o seu exemplo de verdadeiro missionário de Cristo, não estaria ocorrendo o que ocorre em nossa Igreja, um desencontro, uma debandada, porque nós seguidores de Cristo, em seu nome, defendemos o que ele condenou, pregamos uma doutrina que ele nunca ensinou. Sabemos criticar as outras religiões, esquecendo de olhar os caminhos de desamor que seguimos dentro de nossa intolerância.”

Pois é, meu amigo ou minha amiga. O exemplo fala mais alto. É tudo. Não foi à toa o que Jesus Cristo disse em João, capítulo 14, versículo 35: “Nisto, conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. Amor uns aos outros?! Ah! Isso Chico teve de montão (e continua tendo) ao próximo, aos mais próximos, a todas as criaturas, a Deus e a Jesus.

Mas atenção! Aos que porventura hoje em dia queiram aparecer chamando à baila os tempos de infamantes e capciosas reportagens sensacionalistas como as da revista O Cruzeiro, por exemplo, supondo reeditar aquela insolência, tempo perdido! Saiba que aqueles indivíduos foram devida e comprovadamente desmascarados... É direito de qualquer um discordar das ideias espíritas; tudo bem. Agora, maldizer de um ser tão nobre como Chico Xavier é estar longe, muito longe mesmo do Criador, quer acredite na existência de Deus, quer não acredite.

* * * * *
Palavras de Chico Xavier 

“A meu ver, não temos qualquer mensagem maior que o convite à divulgação e ao conhecimento da Doutrina Espirita, vivendo-a com Jesus, interpretada por Allan Kardec.”

“A vida está repleta de beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina.”

“Concomitantemente com a assistência social, os benfeitores da Vida Maior nos recomendam estudar atenciosamente e sempre.”

“Uma criatura que desenvolva a sua própria mediunidade, desenvolve-a educando-se, procurando aprimorar a sua capacidade cultural, os seus valores, vamos dizer, os seus valores de experiências humana, os seus contatos no campo da Humanidade, o seu dom de servir.”

“Todo médium tem seus testes, como todo aluno tem exames na escola.”

“A mediunidade nunca impediu o desempenho de minhas obrigações.” 

No comments :

Post a Comment