A mais importante das leis

Davilson Silva-

Deus não se engana; os homens é que são obrigados a modificar as suas leis, que são imperfeitas, mas as leis de Deus são perfeitas.
Tudo o que que a Doutrina Espírita ensina tem como base determinada ordem, a mais importante das disposições para o Espírito na aparência humana. Referimo-nos à Lei Natural, ou Lei de Deus. É dela que resulta a felicidade do homem, Alma disposta no feitio de um corpo denso, impelida ao trabalho da própria iluminação.

Trata-se de um exercício incessante cujo objetivo se resume no aperfeiçoamento íntimo da criatura em circunstância de Ser encarnado. Sem esse desempenho, a criatura humana jamais poderá sobrepujar o predomínio da natureza animal sobre a espiritual, preponderância oposta à sua sublimação, motivo de todas as dificuldades que a infelicita. 

Não adianta: o sofrimento do homem origina-se de seu instinto belicoso, do seu personalismo, do seu orgulho que fere o próximo, o mais próximo. Ao dilatar paixões reprimidas, criaturas humanas provocam desordens de toda a sorte no mundo, cujos desvarios sempre o tem condenado ao infortúnio. Em geral, tais dolorosos sucessos o faz maldizer da sorte e, muitas vezes, de Deus, ao atribuir-Lhe o que considera castigo.

Lei natural

Vejamos, portanto, o que se deve entender por lei natural, nesta pergunta de Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, no capítulo 1.º:

614. O que se deve entender por lei natural?

 A Lei natural é lei de Deus; é a única necessária à felicidade do homem; ela lhe indica o que ele deve fazer ou não fazer e ele só se torna infeliz porque dela se afasta, responderam os Espíritos Superiores.

615. A lei de Deus é eterna?

 É eterna e imutável como o próprio Deus, afirmaram as Vozes dos Céus.

616. Deus teria prescrito aos homens, numa época, aquilo que lhes proibiria em outra?, prosseguiu Kardec.

 Deus não se engana; os homens é que são obrigados a modificar as suas leis, que são imperfeitas, mas as leis de Deus são perfeitas. A harmonia que regula o universo material e o universo moral se funda nas leis que Deus estabeleceu por toda a eternidade. 

Moisés, Jesus, Espiritismo

Os tempos hão chegados, estamos no Terceiro Milênio cujas ideias morais, emanadas do Altíssimo, iniciaram com Moisés, continuaram com Jesus de Nazaré e serão concluídas pelo Espiritismo. Este conjunto de princípios portadores da chave da vida futura, o Espiritismo, aponta o caminho da verdadeira felicidade e se dispõe a marchar unido aos avanços da Ciência. Na obra O Evangelho segundo o Espiritismo há um texto que diz o seguinte no capítulo 1.º, item 10:

O Espiritismo é de ordem divina, pois repousa sobre as próprias leis da natureza. E crede que tudo o que é de ordem divina tem um objetivo elevado e útil. Vosso mundo se perdia. A ciência, desenvolvida com o sacrifício dos interesses morais, vos conduzia unicamente ao bem-estar material, revertendo-se em proveito do espírito das trevas. Vós o sabeis, cristãos: o coração e o amor devem marchar unidos à ciência.

Assim Deus estabeleceu em toda a Sua criação a harmonia que regula dois universos: o material e o moral. O universo material regula os movimentos e a relação da matéria bruta, ou seja, as leis físicas cujo estudo pertence ao domínio da Ciência. Já o moral diz respeito ao homem, espírito encarnado, e suas relações com os seus semelhantes e o Criador. Ambos universos se fundam nas leis divinas, leis eternas, imutáveis, perfeitas. 

No comments :

Post a Comment