Acerca da esperança

Davilson Silva-

Em que pesem negar a vida espiritual, mesmo assim, o fato da morte causa-lhes agonia, enorme tormento porque, neles ou em qualquer pessoa, jaz latente a sensação de imortalidade.

“A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero”, conforme o novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país, Victor Hugo.

Uma das muitas ilustrações dos papiros que compunham 
O Livro dos Mortos, no Egito Antigo.
Ter esperança quer dizer: saber esperar aquilo que se deseja, ou expectativa de que algo aconteça com base em supostos direitos, probabilidades, promessas. Agora, da Fé e Caridade, no sentido elevado dessa palavra, a Esperança, também grafada em maiúscula e minúscula, é de ambas a sua irmã gêmea.

Saber esperar é um ato de humildade, principalmente quando, em dado instante, tudo pareça obscuro, sentindo-se a pessoa na noite das noites. A esperança seria mesmo uma das forças, se não existisse o desespero! O desespero, ou seja, falta de esperança, anula toda a força dessa virtude.

Por que o desespero

Mas por que crentes e descrentes se desesperam? Falando-se de cristãos, por que tanto se afligem, sobretudo, com a morte, se o próprio Cristo demonstrou existir um grandioso futuro além-túmulo? Temos a resposta: desalentam-se nos reveses da vida aqueles aos quais, quando crianças, infundiram-lhes terror, pavor pela morte como se morrer fosse um castigo, além da ideia de um Céu e um Inferno. Dizendo que o mais certo é irem para o Inferno, ensina-se que é pecado grave, uma ofensa a Deus interessar-se pelos princípios relacionados às leis orgânicas e imutáveis da matéria, pela ordem natural das coisas, o que, aliás, é um contra-senso; essas leis são de ordem divina.

É por isso que alguns homens e mulheres, ao raciocinar um pouco, acabam se tornando ateus. Por não admitirem certos conceitos preceituados como verdadeiros, dizem que a ideia da vida futura não passa de simples utopia, de fórmula mais que repisada. Em que pesem negar a vida espiritual, mesmo assim, o fato da morte causa-lhes agonia, enorme tormento porque, neles ou em qualquer pessoa, jaz latente a sensação da imortalidade.

Crença tenebrosa

Já os que conservam a referida crença da infância, ou seja, a do céu e inferno, pior ainda. Da mesma forma que os descrentes (ou, se o preferir, céticos), a morte afigura-se-lhes enorme agonia acrescida do medo de morrer e irem para o Inferno. Acreditando-se pecadores, acham que podem padecer nas chamas infernais eternas que devem queimá-los sem os destruir. Não é ao acaso a presença cada vez mais numerosa dos que tiram proveito dessa situação.

Aceitar a morte é uma coisa, inquietar-se com ela é outra... Mesmo certo de que um dia vamos morrer, natural é evitarmos a morte, tendo toda a cautela, não nos expondo a possíveis acidentes fatais, principalmente no que se refere a cuidados com a própria saúde. No caso do suicídio, ninguém escapa, como se supõe, de tudo e de todos, tampouco “descansa em paz” ou desaparece para sempre, ou perde toda a consciência, toda a responsabilidade de atos passados, desfazendo-se de tudo qual gota que cai no oceano, conforme ideia panteísta.

Conclusão

A Esperança é uma “força” da qual haure a criatura bom ânimo e coragem nos embates da vida. Sem ela, o homem não resiste às provações nem se demora tanto quanto possível no mundo para cumprir as suas tarefas, os compromissos perante o próximo, os mais próximos, a sociedade e, por consequência, a Deus. Sem Esperança, não há Fé nem Caridade. Quando a Esperança esmorece, aí sim: atos criminosos e todo o tipo de ilicitudes, suicídios diretos e indiretos pela prática irresistível de maus hábitos, especialmente de consumo de bebidas alcoólicas, de outras drogas, enfim, a falência moral e os lamentáveis sofrimentos que dela decorrem.

Anterior  /  Seguinte 

8 comments :

  1. Cristiane RodriguesOctober 6, 2011 at 7:43 PM

    Parabenizo-o por este primeiro ano do blog!
    Que seja apenas o início deste canal de comunicação sem fronteiras e que leva tanta luz aos que o lêem! Felicitações e que Deus os iluminem cada vez mais na missão a que vcs se dedicam com afinco!

    Abraços fraternos,

    Cristiane Rodrigues.

    ReplyDelete
  2. Muitíssimo agradecido por suas palavras, Dra. Cristiane, querida amiga e irmã do coração. Que Jesus a abençoe em sua iluminada missão de médica bondosa e competente que você é.

    ReplyDelete
  3. Adorei o blog deste mês, aliás como dos outros meses parabéns, seu trabalho é realmente muito bonito, útil e esclarecedor... Que os mentores continuem te inspirando... Continue, vocês estão trabalhando para Jesus. É uma honra ser parceiro Dele.
    Abraços fraternos.

    Ombretta Sacco

    ReplyDelete
  4. Outro muitíssimo agradecido por tão carinhosas palavras de incentivo que sei que saíram de um coração sincero, pleno de bondade. Jesus a abençoe hoje e sempre, estimada Ombretta.

    ReplyDelete
  5. Excelente! Continue assim. É este dia a dia de trabalho anônimo que vai oferecendo a oportunidade às pessoas de conhecerem a verdade. Vou reler O Mensageiro, que irá às telas como Nosso Lar 2. Quem disse que o Espiritismo estava morto? Só acontece que os irmãos evangélicos gritam mais alto.

    ReplyDelete
  6. Esse é o meu amigo Pedro Stilpen! Amigo de muitos anos, Alma sensível, talentoso desenhista de histórias em quadrinhos, cineasta de desenhos animados (premiado!), um grande ser humano. Que Deus o abençoe sempre, Stil, saúde e prosperidade espiritual!

    ReplyDelete
  7. Parabéns por este primeiro ano do blog, tenho comigo que é apenas o início de muitas coisas belas que virão, coisas tão esperadas pelo senhor e vossa esposa, da qual fico feliz por também fazer parte desta família e pode ajudar no que me for possível. Fortes Abraços, muita saúde e sabedoria para continuar me instruir com tão belas lições. Catarina

    ReplyDelete
  8. Com certeza, querida Dra. Catarina, você de há muito que mora em nosso coração e faz parte dessa família tão fraterna. Muito agradecido por suas palavras de incentivo que tanto nos dá bom ânimo.

    ReplyDelete