Sentimento sagrado

Davilson Silva-

Esse sentimento nos remete ao Criador de todas as coisas.

O Bom Samaritano, gravura de Georg Pencz (1500 a 1550), data desconhecida
A palavra amor, conforme o Dicionário do Aurélio, é um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa... Amor, aqui, significa mais que ideais platônicos, sensualidade, amor filial, conjugal, amor à pátria ou a qualquer outro objeto que possa ser da nossa mais alta aspiração intelectual, estética, etc. Na obra O Evangelho segundo o Espiritismo há um trecho de um texto, ditado pelo Espírito Fénelon, em Bordeaux, França, que diz assim: 

O amor é de essência divina. Desde o mais elevado até o mais humilde, todos vós possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É um fato que tendes podido constatar muitas vezes: o homem mais abjeto, o mais vil, o mais criminoso, tem por um ser ou um objeto qualquer uma afeição viva e ardente, à prova de todas as vicissitudes, atingindo frequentemente alturas sublimes. (Capítulo 11, item 9.)

Falamos do amor sentimento consagrado de modo absoluto de um a outro ser por extremo afeto. Esse sentimento nos remete ao Criador de todas as coisas. Ao aludir-se a Deus, com todo o respeito e confiança em Seus desígnios, logo evocamos o amor na sua mais alta enunciação.

Deus é amor e o amor é o próprio Deus

Amor e Deus, muitíssimo interligados, visto que, segundo afirmou o apóstolo João, “Deus é amor” (Jo. 4:8), e, consoante pensamos, o amor é o próprio Deus. Força amorosa, geradora de vidas e organizadora dos mundos das formas materiais e imponderáveis, sem a suprema sabedoria com que Deus a tudo conduz, não existiria a Natureza dos Universos, tampouco nós existiríamos. Trata-se o amor divino de um sentimento indescritível, naturalmente exprimido pela Sua infinita vontade.

A transcendência desse nobre sentimento, que faz tudo nascer e renascer para o melhor, vê-se no refulgir dos astros e em tudo o que pulsa na natureza terrena e extraterrena. O amor, força divina, resume-se no ato de amar. Deus apenas ama e, por amor, desde toda a eternidade, Ele cria, e com perfeição! Nos mundos superiores, o sentimento de amor é o que prevalece entre os seres adiantados desses mundos, e por falar em seres adiantados, Jesus Cristo, aqui em nosso plano de vida, foi o maior expoente do amor divino, sublimando-o com toda a primazia e intensidade pela exemplificação de Sua incontestável força moral.

No comments :

Post a Comment