A mais notável das associações

Davilson Silva-

A existência aqui na Terra não está somente associada a acúmulo de aquisições materiais e conhecimentos objetivos para transformação da vida social.


De todas as associações na Terra, excetuando-se a Humanidade, talvez não haja nenhuma mais importante em sua função educadora e regenerativa que a constituição familiar. Assim afirmou o Espírito Emmanuel, através da incomparável psicografia de Chico Xavier. Isto porque de toda a espécie de qualquer ser vivo organizado de nosso planeta, a do Homem, efeito do processo evolutivo, é a única tendente à vida moral.

A existência aqui na Terra não está somente associada a acúmulo de aquisições materiais e conhecimentos objetivos para transformação da vida social. A experiência, aos poucos, revelou à Alma que à ela, criatura em exercício de sua transitória realidade, foram conferidos recursos essenciais para que interagisse em tudo o que contribui para um bom resultado. Daí, a busca de um conjunto de regras de conduta onde exista vida em comum.

Laços sociais de família

A criatura humana sentiu falta dos liames que a prendessem a outras criaturas. Nasceram assim os laços sociais de família em clima de manifestação afetiva, acima dos prazeres dos sentidos. No decorrer dos períodos de sua história, o homem foi percebendo que não poderia conquistar nenhum melhoramento da vida ordinária sem o expediente da fidelidade, do auxílio fraterno em nome das nobres expressões.

Deus fez o homem para progredir em contato com outros homens. Por consequência, foi originada a parentela planetária, o instituto doméstico, essa organização de origem divina, verdadeiro sustentáculo da sociedade sem o qual esse meio humano de integração de indivíduos propende à falência.

Quis assim o Criador, nessa estrutura imprescindível, enquanto aqui nos situamos, que todos pudéssemos obter o necessário para o aprimoramento individual e coletivo em prol de um mundo melhor. Ao se consolidar as associações de criaturas deste orbe por meio da natural integração homem-mulher, ajuntas familiares foram se expandindo, em cada faixa de tempo e de espaço, criando as suas normas comuns, unidas pelo sentimento de consciência de grupo; daí, o corpo social e o seu desenvolvimento tecnológico, os meios de transporte, de comunicação, a favorecer e a aproximar indivíduos.

Não dispõe de todas as faculdades

Em resumo, os Espíritos segundo aspecto humano foram mesmo talhados para viver em conjunto por não disporem de todas as faculdades completas (questão 768, O Livro dos Espíritos). Os laços de família então são a mais importante das associações terrenas: impelem as consciências encerradas no veículo físico a se amarem umas às outras ainda que palidamente, mas em desdobres eficazes.

Portanto ninguém deste planeta progredirá espiritual e materialmente, isolado dos demais; todos nós fomos concebidos para um convívio em conjunto, e em concórdia. Ah! E por falar em concórdia, ainda há tempo de exercermos uma interação positiva concernente à Natureza, sendo sustentáveis; ser sustentável é usar apenas o necessário, promovendo o melhor tanto para os nossos entes consanguíneos, quanto para os demais companheiros de jornada terrena e para tudo o que nos cerca, envolve — os seres vivos, as coisas por todos os lados do meio ambiente no qual tomamos parte.

2 comments :

  1. DERICK THOMPSON - Cheyenne, Wyoming, USAJuly 5, 2012 at 2:13 PM

    I love reading the pages of "Thought & Spirituality". I've read the pages of all editions and still get impatient waiting for more and more issues. Here in the United States divulge this site, and as I have relatives and friends in Montreal, CA, already pointed out, too. Mr. Davilson, get my hug and Jesus to bless you and all his collaborators and dear ones

    ReplyDelete
  2. Very grateful, Mr. Thompson, for his kind words. I see that even with the difficulty of our indiomas, our messages clarify and sensitize our friends and brothers of countries as admirable as the U.S. and Canada. Sorry my bad english. Jesus also bless you, your family and all his friends. We are all brothers!

    ReplyDelete