Recordando fraterna visita natalina

Davilson Silva-

No Natal de todos os anos, Chico costumava visitar a Colônia Santa Marta, em Goiânia, Estado de Goiás. Nesse tempo, vivia ele com modesta aposentadoria em Cruzado-Novos, e sempre dizia aos enfermos dessa respeitável instituição dedicada aos portadores da hanseníase (lepra) que, enquanto tivesse vida, estaria todos os anos na mesma data, visitando-os. Vejamos em seguida o texto na íntegra do jornal O Popular, de Goiânia, em 15 de dezembro de 1983.

A visita surpresa de Chico Xavier à Colônia Santa Marta.
Chico Xavier visitou ontem a Santa Marta

Apesar da idade avançada, da doença que o persegue há vários anos e das intensas atividades de assistência espiritual e material que dirige em Uberaba, o médium Francisco Cândido Xavier realizou ontem uma visita de surpresa à Colônia Santa Marta, em Goiânia.

Acompanhado de vários amigos, ele foi recebido por dezenas de internos, visitou pavilhões, conversou muito, autografou livros, distribuiu dinheiro aos doentes e concedeu entrevista à imprensa. Da Colônia, Chico Xavier voltou diretamente para Uberaba, onde terá de atender mais de uma multidão de peregrinos no próximo final de semana.

Mensagem de Natal

Sua mensagem de Natal, dirigida especialmente aos goianos, refletiu mais uma vez otimismo e o espírito de boa vontade que sempre manifestou. Ele disse ser “o nosso desejo de muita paz entre todas as criaturas para que possamos viver bem”.

“Que o espírito de belicosidade que parece estar imperando entre as nações ― afirmou o médium ― seja afastado e o amor de Jesus possa reinar entre os povos e em nosso povo também, tanto quanto em nosso corações. Creio que não poderia fazer um voto melhor”, acentuou.

Mais religiosidade

Na sua definição, a falta de amor entre os homens está diretamente relacionada com a falta de uma prática religiosa mais intensa e convicta, sugerindo que cada pessoa siga corretamente a sua crença, praticando a vivência cristã com mais fervor.

Como sempre, revelou  espírito ecumênico ao dizer que “se na condição de católicos, sejamos católicos fervorosos; se como espíritas, sejamos espíritas fervorosos; se como evangélicos, sejamos evangélicos fervorosos, dando atenção aos ensinamentos que a religião nos transmite”. Acho que assim agindo estaríamos livres de tantas calamidades.

Perguntado se uma Nova Era espera a humanidade, o médium disse esperar por ela “porque Deus não é uma ficção e o seu amor socorrerá a todos nós em nossas fraquezas, que serão superadas”. Para ele, essas fraquezas geralmente resultam das “ambições desmedidas das grandes potências”, e mesmo que seja através do medo recíproco, haverão de evitar o extermínio da vida.

* * * * *
Palavras de Chico Xavier

“Espero, porque Deus não é ficção e o amor de Deus há de nos inspirar. Se não for por amor, Deus nos ajude a sabermos contornar os atos das criaturas que pretendem levar a efeito a destruição da Humanidade.” (Chico Xavier, Mediunidade e Coração, de Carlos A. Bacelli.)

“Os nosso Guias Espirituais traduzem a nossa insatisfação, no mundo inteiro, como sendo a ausência de Jesus Cristo em nossos corações.” (Entrevistas, Francisco Cândido Xavier e Emmanuel.)

“Só com Jesus encontraremos o caminho real para a redenção humana.” (Idem, ibidem.)

“Precisamos desalojar o ódio, a inveja, o ciúme a discórdia, de nós mesmos, para que possamos chegar a uma solução em matéria de paz, de modo a sentirmos que os tempos estão chegados, para a felicidade humana.” (Idem, ibidem.)

No comments :

Post a Comment