Tenha santa paciência!

Davilson Silva-

Um dos males mais prejudiciais à saúde é também a falta de paciência. Essa obstinada inimiga, se não combatida como se deve, tende a agravar um quadro clínico. Ela é a responsável pela ansiedade, causa do estresse — outro mal moderno. Como ocorre na cultura dos frutos, paciência é tudo; sazonados e amadurecidos artificialmente não dão bom sabor...  

Quadro concebido em 1997, em São Paulo, BR, através da minha mediunidade 
de pintura, feito a dedo sem utilizar pincéis, espátulas, sem esboço prévio e sem 
nenhum outro acessório, executada pelo Espírito Paul Cézanne (1839/1906), 
através do processo de  incorporação inconsciente”. 
Copyright © 2010 by Davilson Silva
A impaciência faz a pessoa cometer erros e desatinos que decorrem desse lamentável estado. Em geral, o indivíduo apresenta uma fisionomia preocupada, denota agitação, nervosismo, pensa, fala e, não-raro, age súbita e agressivamente. No que ingere alimentos, não os mastiga, passam direto da boca ao estômago.

O impaciente incomoda quem vive a seu lado. Ele também faz os outros sofrerem com a sua impaciência, ao realizar pequenas ou grandes coisas. Esse estado de tensão emocional causa desconfortos orgânicos, tais como: dispneia, taquicardia, vasodilatação, tensão muscular, tonturas, sudorese e outros sintomas.

Acabamos de referir que o impaciente incomoda, atormenta os da sua volta. Quem poderá viver tranquilo ao lado de uma pessoa desse jeito, sobretudo, quando em seu frenesi, frustrado e colérico, volta-se contra tudo e contra todos, descontando a sua raiva nos objetos e, se tanto, em animais domésticos, nos familiares? 

Cuidado com a impaciência ao redor! Não se deixe sintonizar com essa energia negativa. A falta de paciência possui outra característica: é contagiante. Como as epidemias, surgem em um local e acometem logo um grande número de pessoas noutro. A impaciência motiva, pelo agitamento muito forte de se querer atingir um objetivo, a precipitação, daí, o sofrimento, as enfermidade.

A paciência, pelo contrário, é uma santa virtude, energia divina que só traz bons resultados e dividendos para quem tem humildade de saber esperar. “Paciência e nada de pressa, fazem mais do que a força e a ira”, afirmou o sábio Jean de La Fontaine.

Ora! Se a pressa é inimiga da perfeição, segundo o provérbio popular, a impaciência lhe é arqui-inimiga! Por isso, tenha santa paciência! Não se apresse irrefletidamente em obter algo, chegar a algum ponto, subir a algum posto, ser logo reconhecido pelos seus méritos, lograr interessante amizade ou uma conquista amorosa e tudo o que almeje.

Se você deseja que algo aconteça, se concretize nesta existência, isso há de acontecer na hora e dia certos... O agricultor competente e honrado sabe esperar com serenidade o amadurecimento dos frutos que plantou: bonitos, saudáveis, suculentos e saborosos. Saiba também esperar como o bom agricultor, e siga confiante no Altíssimo; ninguém melhor que Ele sabe o que é melhor para você, para nós, para todo o mundo.

Anterior  /  Seguinte 

1 comment :